Teorias e Melancolias

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John Frum: O Messias do Pacífico - Crenças e Práticas de um Culto à Carga em Tanna, Vanuatu

    O culto a John Frum, surgido na ilha de Tanna, em Vanuatu, na região do Pacífico Sul, representa um fascinante exemplo de culto à carga, que combina elementos das tradições culturais locais com influências estrangeiras. Este artigo explora a figura de John Frum, sua importância no contexto histórico e cultural da ilha de Tanna, e como as crenças e práticas desse culto funcionavam.


Contexto Histórico:


    O culto a John Frum emergiu durante a Segunda Guerra Mundial, um período em que a região do Pacífico Sul testemunhou uma intensa atividade militar, com as forças aliadas estabelecendo bases na área. Essa presença estrangeira trouxe consigo bens de consumo modernos, que eram considerados como "carga" pelos habitantes locais. A figura de John Frum prometia a entrega dessa "carga" e a libertação do domínio colonial.


Crenças e Práticas:


    Os seguidores de John Frum acreditavam que ele era um messias divino que retornaria para libertar seu povo, trazendo consigo uma abundância de bens de consumo, como comida enlatada, roupas, ferramentas e outras mercadorias. As práticas religiosas associadas a John Frum incluíam rituais de adoração e preparativos para sua chegada.


    Os seguidores construíam aeroportos improvisados na esperança de que a "carga" fosse entregue por aviões divinos pilotados por John Frum. Desfiles e marchas eram comuns, com os crentes exibindo bandeiras americanas e marchando em formação militar, imitando o comportamento dos soldados estrangeiros.


Impacto e Evolução:


    O culto a John Frum deixou um impacto duradouro na ilha de Tanna, mesmo após a partida dos soldados estrangeiros. Hoje, ele continua sendo uma parte integral da identidade tannese, e o 15 de fevereiro é celebrado como o "Dia de John Frum." A figura de John Frum também é vista como um símbolo de resistência ao colonialismo e ao domínio estrangeiro.


Conclusão:


    O culto a John Frum é um exemplo notável de um culto à carga que surgiu em um contexto de contato cultural e colonialismo. Suas crenças e práticas refletem a capacidade das tradições culturais locais de adaptar e incorporar elementos estrangeiros em um esforço para lidar com as mudanças sociais e culturais.


    O legado de John Frum é uma lembrança da complexidade das crenças religiosas e culturais e de como essas crenças podem ser moldadas por influências externas, ao mesmo tempo em que mantêm sua relevância e significado dentro de uma comunidade.


Fontes:


  • Lindstrom, Lamont. "Cargo Cults and Millenarian Movements: Transoceanic Comparisons of New Religious Movements." Walter de Gruyter, 1993.
  • Kaplan, Martha. "Neither Cargo nor Cult: Ritual Politics and the Colonial Imagination in Fiji." Duke University Press, 1995.
  • Van Trease, Howard. "The Last God of a Melanesian Island." The Journal of Pacific History, 1978.

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